mercredi 22 février 2017

Chega de desperdício, por favor! A equipe de futebol belga 2017!


                                     Kompany, Van Buyten e o ex brasileiro De Camargo

Não pensem que se trata de uma desculpa para poder introduzir o futebol neste blog, mas eu sempre considerei que uma ação técnica e bonita de se ver, e que termina no fundo da rede, possuía, em seus movimentos de curvas, uma beleza artística. 

É por isso que eu me dei a permissão de mencionar a bola redonda desta vez. Estou com um pressentimento ruim! Ruim mesmo!! Pós A Bélgica ter sido o número 1 (n°5 hoje) no "ranking" Fifa, durante um tempo, no ano passado; após nos termos dado conta que a equipe belga possuía, provavelmente, a geração de ouro que ela não terá mais durante um bom tempo, nós não ganhamos nada! Nenhum título! 

A explicação me parece óbvia: as grandes nações que levam os títulos internacionais são, com frequência, construídas em torno de uma ou duas equipes de seus respectivos campeonatos, trazendo automatismos indispensáveis. No início dos anos 70, a seleção (time dos sonhos) holandesa foi, durante muito tempo, formada por jogadores do Ajax de Amsterdã. Mas hoje, seus jogadores estão espalhados pelo mundo afora. 

                                     Eden Hazard, Chelsea, cujo Mourinho é super admirador....

Com exceção dos jogadores belgas Marouane Fellani (Manchester United), Axel Witsel (agora na China, após o Zenith), Dembelé (Tottenham), e Defour que formaram o eixo central mortal do Standard de Liége e que foi campeão em 2008, não existe mais nenhum jogador belga que jogue em seu campeonato. 

Os recrutadores estrangeiros vieram no nosso país (Bélgica), quando eles perceberam os talentos atuais que tinham apenas 14 anos, e estes em questão nunca usaram o uniforme de um time belga. Resultado, uma Copa do Mundo no Brasil em 2014, onde chegamos às quartas de final com um sorteio favorável, mas um futebol difícil de assistir, e outra quartas, na Copa da Europa das Nações, eliminado pela alma guerreira do País de Gales que, geralmente, vencemos nove vezes em dez. Só nos resta uma chance, mas ela me parece bastante comprometida. 

                                    .....Bom assim talvez, temos uma chance.......
 

A Copa do Mundo na Rússia em 2018... E, no entanto... Ao ler "online" alguns jornais belgas, a manchete desta manhã resume o que se passa há vários meses na Europa: "Os jogadores belgas arrebentam nos campos europeus". Nestes dois últimos dias, o centroavante Lukaku colocou na rede 4 gols, se tornando o melhor artilheiro da liga inglesa; Eden Hazard - que marca todas as semanas com o Chelsea - fez um gol que alguns consideram como o mais bonito do corrente ano (contra o Arsenal); e Dries Mertens, atacante indispensável para o Nápoles, conseguiu marcar 3 gols (pela segunda vez em 6 semanas), contra o Bologna, se tornando, ele também, o melhor atacante da liga italiana. No que lhe diz respeito, o goleiro espanhol Iker Cazillas afirma que Thibaut Courtois se tornou o melhor goleiro do mundo e que a possibilidade de defender o Real Madrid são mais do que concretas: e o “coach” Pepe Guardiola do Manchester City cobre de elogios o defensor Kompany, embora, muitas vezes, machucado, enquanto alinha a cada semana, Kevin De Bruyne. o "tintim" com quatro pulmões. 

                                  Abrahimovic, Manchestrr United, ao lado de Marouane Fellaini

Naingolan brilha no Lazio de Roma: e Carrascoque joga no Atlético de Madrid ultrapassou os 100 milhões de euros no mercado das transferências. Após o treinador Marc Wilmots, cujas homenagens nunca serão suficientes o bastante, foi nas mãos de Roberto Martinez que, em um jogo amistoso, por enquanto, se acumulou os bons resultados. Ele é auxiliado pelo antigo campeão do mundo Francês Thierry Henry que estima que uma vitória na Copa do Mundo na Rússia é absolutamente viável, pois os jogadores já amadureceram o bastante. Contudo, volto ao início da minha postagem (e gostaria de estar enganado), temo um enorme desperdício. E retomo a ideia de que uma equipe sem estrelas, mas com a garra guerreira que não tem nada a perder, possui uma vantagem extremamente poderosa. O Brasileiro ainda vive com os fantasmas das grandes equipes do passado entre as quais algumas que nunca perderam suas reputações: Alemanha, Itália, Espanha, França... mas a Bélgica nunca deu motivo para fazer parte deste sonho do passado. 

Só nos resta concordar com ele. Como prova, aqueles e aquelas que amam o futebol atual: quem conhece mais de dois jogadores que foram por mim citados acima, levante a mão!? 



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire